segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Aspectos Físicos da Região Nordestina.


Aspectos Físicos.

A área do Nordeste brasileiro é de aproximadamente 1 558 196 km², equivalente a 18% do território nacional e é a região que possui a maior costa litorânea. A região possui os estados com a maior e a menor costa litorânea, respectivamente Bahia, com 932 km de litoral e Piauí, com 60 km de litoral. A região toda possui 3338 km de praias.
  Está situado entre os paralelos de 07° 12' 35" de latitudesul e 48° 20' 07" de latitude sul e entre os meridianos de 34° 47' 30" e 48° 45' 24" a oeste do meridiano de Greenwich. Limita-se a norte e a leste com o oceano Atlântico, ao sul com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo e a oeste com os estados do Pará, Tocantins e Goiás.

Relevo
Uma das características do relevo nordestino é a existência de dois antigos e extensos planaltos, o Borborema e a bacia do rio Parnaíba e de algumas áreas altas e planas que formam as chamadas chapadas, como a Diamantina, onde se localiza o ponto mais elevado da região, o Pico do Barbado com 2.033 metros de altitude, na Bahia, e a do Araripe, nas divisas entre os Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e a Paraíba. Entre essas regiões ficam algumas depressões, nas quais está localizado o sertão, região de clima semi-árido.
Segundo o professor Jurandyr Ross, que com sua equipe compilou informações do Projeto Radam (Radar da Amazônia) e mostrou uma divisão do relevo brasileiro mais rica e subdivida em 28 unidades, no Nordeste ficam localizados os já citados planalto da Borborema e planaltos e chapadas da bacia do rio Parnaíba, a depressão Sertaneja-São Francisco e parte dos planaltos e serras do leste-sudeste, além das planícies e tabuleiros litorâneos.

Clima

A região Nordeste do Brasil apresenta média de anual de temperatura entre 20° e 28° C. Nas áreas situadas acima de 200 metros e no litoral oriental as temperaturas variam de 24° a 26°C. As médias anuais inferiores a 20°C encontram-se nas áreas mais elevadas da chapada Diamantina e do planalto da Borborema. O índice de precipitação anual varia de 300 a 2000 mm. Quatro tipos de climas estão presentes no Nordeste:
Com precipitação média de chuvas de menos de 300mm por ano, às quais ocorrem durante no máximo três meses, dando vazão a estiagens que duram às vezes mais de dez meses, Cabaceiras na Paraíba tem o título de município mais seco do país.

 Vegetação

A vegetação nordestina vai desde a Mata Atlântica no litoral até a Mata dos Cocais no Meio Norte, com ecossistemas como os manguezais, a caatinga, o cerrado, as restingas, dentre outros, que possuem fauna e flora exuberantes, diversas espéciesendêmicas e animais ameaçados de extinção.
  • Mata Atlântica: também chamada de Floresta tropical úmida de encosta, a mata atlântica estendia-se originalmente do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, porém em consequência dos desmatamentos que ocorreram em função, principalmente, da indústria açucareira, hoje só restam cerca de 5% da vegetação original, dispersos em "ilhas". Foi na mata atlântica nordestina que começou o processo de extração do pau-brasil.
  • Vegetações Litorâneas e Matas Ciliares: na categoria de vegetação litorânea podemos incluir os mangues, um riquíssimo ecossistema, local de moradia e reprodução dos caranguejos e importante para a preservação de rios e lagoas. Também podemos incluir as restingas e as dunas. As matas ciliares ou matas de galeria são comuns em regiões de cerrados, mas também podem ser vistas na Zona da Mata. São pequenas florestas que acompanham as margens dos rios, onde existe maior concentração de materiais orgânicos no solo, e funcionam como uma proteção para os rios e mares.


 Hidrografia


A Região Nordeste encontra-se com 72,24% de seu território dentro do polígono das secas, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).[8].

35 comentários:

  1. Pessoal, o texto está bom, porém, falta intercalar com imagens... Outra observação, está faltando envolvimento maior na execução deste trabalho... vamos lá!! conto com a colaboração de todos ok!:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a vai tomar no cu faz outro blog melhor phohan:?

      Excluir
    2. ô cayke santos! duvido que vc tem um blog melhor do que este! o conteudo eh otimo e estou fazendo um trabalho de geografia com essas informaccoes ! . tu eh um atoa que entra na internet so pra criticar o trabalho ( muito bem feito alias) dos outros! seu sem servicoo

      Excluir
    3. gente vamos colaborar mais respeito, esse blog está bom e pra vc cayke santos pense antes de falar, descupa o termo mas você deve ser doente da cabaça né não está satisfeito cria um melhor ta ok!!! ;-)

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. CAIKE DOS SANTOS KLHBVFVK ACVDVAVDSAMHA CTDCVDHHZ XKBDVCHJ,DV

      Excluir
  2. Jessica, seu blog é ótimo, contem informacoes produtivas! Nao ligue para esse comentario desse tal Cayke santos! Te agradeco por ter criado o blog , pois como eu disse no comentario anterior , ele esta me ajudando a elaborar um trabalho de geografia ! Muito obrigada mesmo e parabens pelo blog tao bem feito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. muito bom,não sei porque xingam.Antes disso faz um melhor então.Aposto que nem sabem oq e regiao nordeste

      Excluir
  3. me ajudou muito no meu trabalho
    obrigada

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. este site foi de grande ajuda VALEU :)

    ResponderExcluir
  6. QUE MERDA HORRIVELLLLLLLLLL TOMA NO CUUUU FILHA DAS PULTAS

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. É muito bom mesmo Danusa não se enganou com isso nota 5 estrelas.

      Excluir
  8. mas eu já sábia eu queria era saber de outra coisa

    ResponderExcluir
  9. Gente, aprendam a escrever primeiro. Depois venham criticar.
    Conteúdo ótimo!

    ResponderExcluir
  10. Gente, aprendam a escrever primeiro. Depois venham criticar.
    Conteúdo ótimo!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. O povo nem sabe do q ta falando pois o texto tem me ajudado muito no meu trabalho de geografia

    ResponderExcluir
  13. Obrigada! Adorei o texto, bem elaborado e informativo! Me ajudou bastante a conhecer os aspectos fisicos do nordeste! Obrigada mesmo!!!Bj

    ResponderExcluir
  14. Jessica Seu blog esta incrivel ele esta me ajudando a elaborar um trabalho de geografia

    ResponderExcluir
  15. adorei tirei 9,9 no meu trabalho me ajudou muito obrigada .

    ResponderExcluir
  16. legal me ajudou que só.... tem pessoas que ficam criticando sem saber.

    ResponderExcluir
  17. ótimo me ajudou a estudar para prova de geo geral obg

    ResponderExcluir